Como organizar uma festa de formatura passo a passo

A jornada do universitário é sempre muito desafiadora e cheia de emoções. Nada mais justo que concluir o curso com muitas emoções mais, planejando uma festa de formatura para celebrar a noite toda e compensar o esforço de todos esses anos.

Nós do Banco de Formaturas acreditamos no potencial dos formandos e foi por isso que decidimos fazer um passo a passo para te ajudar a realizar esse grande sonho que é a Festa de Formatura. Então vamos lá!

1. A vontade de realizar um sonho

Expor a sua vontade de fazer a festa de formatura já é um grande passo, pois não há um começo sem interesse. Converse com seus amigos mais próximos e discuta sobre o assunto, você poderá ter novos pontos de vista que nem sequer havia pensado, sem contar que eles poderão te auxiliar na próxima tarefa.

Abra seu coraçãozinho para seus pais, pois caso sejam eles que pagarão sua festa, eles precisarão estar por dentro de tudo o que está acontecendo. Mas se esse não for o seu caso, é sempre bom contar com nossos pais e ter o apoio deles para cada passo importante que pretendemos dar em nossas vidas.

2. Compartilhar com companheiros de classe

Lembra daqueles amigos que conversou sobre sua intenção de fazer a formatura? Então, chame eles para te ajudar a falar com a sala toda! Vá com empolgação e seja animado(a), chame a galera e passe o ponto de vista de vocês para todos. Explorem os pontos que vocês já conversaram e como todos vocês podem tornar esse momento inesquecível. É importante ressaltar que esse é um momento único, que marcará suas vidas para sempre, afinal, não é todo dia que nos formamos, não é mesmo?

3. Saber quem se interessa em ser da comissão

Chegou a hora da verdade… Reúna todos na sala e coloque ordem na bagunça. Resgate aquele líder que tem dentro de você, parta para uma nova conversa com a classe, defina quantos membros terá na comissão e quem gostaria de fazer parte dela.. obter esses dados é somente o início da conquista.

Seja dinâmico(a) e retenha a atenção de todos, não é uma tarefa muito fácil conseguir falar por mais de 1 minuto numa turma grande.

4. Votação para eleger membros da comissão

Para uma votação mais bem organizada, seria legal se você fizesse um daqueles formulários básicos que a gente sempre recebe para avaliar um produto ou empresa, sabe? Eles podem te dar mais segurança e até menos trabalho.

Se você prefere a vida louca mesmo, aproveite e vá para a frente da sala anotar os votos, mas prepare-se para ficar sem audição pelas próximas 4 horas!

5. Fazer pesquisa sobre valores que a galera pode pagar

Nesse momento, acredito que você já faça parte da comissão certo?

Um dos pontos mais importantes – como já dissemos aqui – é entender qual o perfil da sua turma, e principalmente qual é a média de valor que eles estão dispostos a pagar pela festa! Ter dados concretos sobre os formandos através de uma pesquisa bem estruturada é fundamental para nortear os próximos passos da comissão.

Para que a pesquisa possa ser bem desempenhada, consulte outras turmas que estejam à frente da sua para saber quanto eles gastaram com os itens da festa. O principal objetivo é entender quantos formandos pretendem aderir a formatura, para conseguirem planejar os detalhes da festa, como buffet, bar, atrações musicais, decoração e número de convidados, por exemplo.

6. Cotação da Festa

Para cotar e compreender os custos estimados da formatura, você tem 2 opções.

A primeira é ir em agências de formaturas com os resultados da pesquisa para ter uma noção de quanto cada agência vai cobrar para realizar a festa que vocês tanto planejam, mas atente-se pois ainda não é o momento de fechar o contrato com nenhuma agência. Faça somente uma especulação de mercado.

A segunda, é realizar uma projeção financeira com base no número de formandos que têm a intenção de aderir a festa e com o número de ingressos por mesa que vocês querem disponibilizar.

Através da planilha do Banco de Formaturas, você terá uma boa noção de quanto terão que investir para que essa festa seja a melhor de todas!

Mais facilidade do que essa você não precisa, né?

7. Definir o responsável financeiro

Chegou o momento de saber como será feita a arrecadação dos valores, para que no momento de contratar a agência, o valor esteja todo em mãos e a negociação seja muito mais favorável para vocês, formandos.

Muitas comissões fazem a arrecadação com os formandos por conta própria e colocam em uma conta bancária, mas as vezes perdem o controle, tendo uma experiência um pouco difícil com os formandos.

O Banco de Formaturas é uma startup de arrecadação que pode auxiliar vocês nessa missão. Pra não ter dor de cabeça e reclamações, vocês podem deixar essa parte com a gente! Dá uma olhada lá no nosso site!

Mãos à obra! Outra forma de fazer arrecadações é por meio de pré eventos, como churrasco e cervejadas, vendendo rifas ou produtos personalizados da turma. E vocês ainda podem pensar sobre criar um fundo solidário para auxiliar os amiguinhos que não tem condições de pagar.

8. Contratar a agência de formatura

Com o dinheiro em mãos, fazer a contratação da agência é muito mais fácil. Vocês definitivamente se tornam as celebridades, pois todas as agências vão querer que fechem com elas, então seja criterioso(a) com cada detalhe e negocie. Que a força esteja com você!

É importante analisar o local onde a agência costuma fazer as festas, quais buffets eles contratam, etc. Entendam a viabilidade da comissão ir às festas que vão acontecer nesse ano para ter a experiência de como seria uma festa se contratasse essa agência! 😉

9. Convidar parentes e amigos

Animado(a) para a festa? Então é hora de convidar a família toda, amigos, colegas, cachorro, gato, papagaio e dizer que será a maior festa de todas porque você vai arrasar!

Agora é só esperar o grande dia chegar e se encher de energia para curtir a festa!

A equipe do Banco de Formaturas deseja uma excelente festa!

Quer sabem mais? Fale conosco!

fale conosco banco de formaturas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *